Ci.ca.triz pretende proporcionar uma experiência de virar do avesso, ou seja, dar uma (nova) vida ao que possa estar escondido ou ocultado. Um dos pontos fundamentais a alcançar será explorar o trabalho de interação entre intérpretes profissionais e jovens de várias idades que se encontram num local de igualdade, experiência e coerência artística. Perspetiva-se a exploração do potencial de cada individuo tendo a curiosidade de os inter-relacionar e expor juntos a diferentes contextos.

O impulso desta iniciativa, nasce da inquietude de percecionar e vivenciar uma visível escassez na oferta artística direcionada ao público infantojuvenil, assim como a visível fragilidade a nível estético das propostas coreográficas para um setor tão pertinente e exigente. A linha e orientação estética e artística, por vezes, fica isolada e restrita a um universo também ele um pouco limitado. 

Com um desejo de por em prática e unir a vasta experiência pedagógica com a experiência artística profissional, o compromisso e o desafio será transformar e transpor os conceitos fundamentais destas duas áreas numa criação artística capaz de retratar um trabalho de intervenção emocional, estética e social para os intérpretes e público em geral.  

Corroborando com a ideia de Herbert Read em que a função da arte estimula modificações a nível dos sentimentos de quem contempla a obra de arte, e tendo presente a importância fulcral do desenvolvimento da sensibilidade estética (Alberto Sousa) a proposta deste projeto pretende desenvolver uma investigação artística assente numa pesquisa criativa de uma criação coreográfica. As reflexões sobre estas questões servem de estímulo para investigar e explorar novos caminhos e resultados.

O projeto pretende colocar em evidencia a importância e responsabilidade de incitar a qualidade cultural e artística disponível para este público e colmatar a escassez na oferta profissional neste tipo de espetáculo.

Ci.ca.triz serve de pretexto para a concretização de um propósito claro: esbater a margem entre “os pequenos e os grandes” criando uma rede ou caminho consistente e profissional de grande fluidez e comunicação. Comunicação artística.

Desta forma, este projeto tem a ambição de:

  • Proporcionar um trabalho profissional, conectado e direcionado a um público específico (crianças e jovens), proporcionando espaço para experimentar, desenvolver e refletir sobre novas abordagens, limites, pertinências e pensamentos na criação e crescimento artístico com e para este público.
  • Contribuir de forma ativa, com arrojo e dedicação para ampliar o interesse e envolvimento do público mais jovem incutindo um hábito de absorver e interiorizar as artes cénicas no seu dia a dia.
  • Influenciar e provocar ao público alvo o desejo de estar incluído e fazer parte do espetáculo. No fundo quebrar as barreiras físicas e emocionais de ser artista e fazer arte. Proporcionar criatividade e identificação com os intervenientes da peça artística para desenvolver proximidade e afinidade com a arte cénica no geral.
A criação de dinâmicas e aproximação de vários públicos começa no interior do trabalho para que depois possa ser exteriorizada e partilhada.
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora